quarta-feira, 9 de abril de 2008

Consciência

No Priberam diz que consciência é :
"Psic.,
consciência do eu por si mesmo.
- moral: função da consciência que consiste na distinção entre o bem e o mal;
em -: de boa vontade;
meter a mão na -: examinar com atenção os próprios actos ou sentimentos;
objecção de -: acto de recusar servir como soldado;
voz da -: sentimento íntimo que nos avisa do que se passa em nós, dando-nos o conhecimento das nossas acções, aprovando-as ou reprovando-as."

Mas depois há todas aquelas consciências que a sociedade acha por bem fazer alarido e que nos tenta impor através da coacção social (sabia que aquelas horas todas de aulas e estudo de Sociologia seriam úteis algum dia), por exemplo a consciência ambiental, a consciência política, a consciência religiosa, etc
Ora sabendo eu de todas estas coisas, será um escândalo se disser que:
  • estou-me a cagar para a reciclagem?
  • estou-me a lixar para todas as políticas e seus actores? (apesar de no fundo saber que não podemos viver numa anarquia)
  • não acredito em nenhum deus ou ser(es) superior(es) que milhões de pessoas crêem existir e influenciar o seu destino?
  • não me importo minimamente com as guerras que existem no mundo? Até porque a maioria delas começam por motivos estúpidos tipo a religião, ou então começam por causa de pessoas estúpidas tipo o Bush;
  • sei que existem pessoas em vários países que não tem que comer, beber, vestir, medicamentos mas apesar disso não consigo importar-me com isso? E muito menos ajudar porque normalmente isso acontece por causa da corrupção dos governantes?

E poderia continuar com os animaizinhos que são maltratados e as espécies em vias de extinção mas a verdade sobre todas as coisas é que I really couldn't care less!

Sim, eu sei que só mostra que eu sou uma pessoa sem consciência e uma das máximas é: se não me afecta directamente, não me interessa.

Eu sei que sou uma pessoa muito muito má e que vou arder no Inferno (pra quem acredita!)

0 murmúrios: